sábado, 17 de abril de 2010

CORAL SANTA CECÍLIA - 60 ANOS



O Coral Santa Cecília, da Catedral Metropolitana de Florianópolis, foi fundado oficialmente, com sua primeira diretoria, em 1950. A partir de 1953, contou com a regência do Pe.Agostinho Staehelin, que conduziu o Coral numa fase brilhante, ao longo de quase duas décadas. Nesse período, até 1960, era praticamente o Coral da Cidade.

Em 1973, assumiu a regência o Pe.Ney Brasil Pereira, levando adiante o ideal dos fundadores. A finalidade do Coral Santa Cecília é litúrgica, cabendo-lhe solenizar as celebrações na Catedral. Fiel a este objetivo, o Coral tem sempre cantado a Missa dos domingos à noite, bem como todas as solenidades religiosas do ano. Além disso, nos Concertos de aniversário do Coral, tem sido apresentadas, com orquestra, várias peças importantes do repertório, tais como Missas de Mozart, de Haydn, do Pe. José Maurício, de José Emerico Lobo de Mesquita, um Te Deum de Mozart, a "Ode a Santa Cecília" de Haendel, coros de óperas de Verdi e de Carlos Gomes, entre outras.

Desde 1986, o Coral Santa Cecília tem promovido, com crescente sucesso, no mês de abril de cada ano, o Concerto Espiritual da Páscoa - CONESPA -, envolvendo outros Corais da Grande Florianópolis. Em 1998, gravou seu primeiro CD - Natal na Catedral -, seguidos por outros, como: Senhor dos Passos na Catedral, Páscoa na Catedral, Cantos folclóricos e populares, A Eucaristia na Catedral e o Centenário da Catedral.O Coral Santa Cecília tem como Regente, Pe.Ney Brasil Pereira, que também é organista e compositor. Cursou música na Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, é Professor de Exegese bíblica no ITESC e doutrina os presos do Complexo Penal, além de colaborar com a Comissão Nacional de Música Sacra, participa desde 1965, como compositor convidado, dos Cursos anuais de Canto Pastoral do Rio de Janeiro e, em Florianópolis, desde 1989.  Como especialista em estudos bíblicos, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, membro da Pontifícia Comissão Bíblica. É Cidadão Honorário de Florianópolis e também recebeu a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, do Governo do Estado. Ocupa a Cadeira 31 da Academia Desterrense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário